IRPEN

NOTÍCIAS


Segundo IBGE, brasileiros realizam planos para se casarem mais tarde

2016-11-17 11:26:50 - Fonte:

Nas últimas décadas, as estatísticas comprovam que tanto homens quanto mulheres estão planejando o casamento com mais idade. Um relatório recente do Urban Institute, de Washington, prevê que a maioria dos integrantes da chamada Geração Y ou geração do milênio, nascida entre os anos 1980 e 2000 ainda estará solteira aos 40 anos. De acordo com o estudo do Pew Research Center, também mostra ser provável que 25% dos jovens americanos nunca se casem.

 
Já no Brasil, as Estatísticas de Registro Civil feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que no período dos anos de 1970 a 2014 a idade média para o casamento passou de 23 anos para 30 anos no lado das noivas, e de 27 anos para 33 anos no lado dos noivos.
 
A mudança de faixa etária para o casamento indicada pelas pesquisam se justificam por dois principais motivos: maior dedicação aos estudos e busca por maiores salários. Fatores pessoais também colaboram e influenciam na decisão de protelar o casamento. Ainda no caso dos mais novos, também existe o medo de perder a liberdade, a falta de preparo financeiro e a busca pelo par perfeito, que acabam afastando os mais novos do altar.
 
Apesar dos jovens brasileiros planejarem o casamento com uma idade maior, o mercado nupcial continua a todo vapor. O setor brasileiro de casamento não para, segundo o IBGE, são realizados mais de 1,2 milhão de matrimônios no País a cada ano, movimentando mais de R$ 16,8 bilhões anualmente. Segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), esses dados indicam que apesar da crise econômica do País, os brasileiros não estão deixando de se casar.
 
O mercado casamenteiro
 
Diante de um cenário bilionário, o que não faltam são os empreendedores para investir neste setor de casamento. Cerimônias mais simples, casamentos de quem já foram casados, itens personalizados e locais alternativos para cerimônias e festas surgem como oportunidades do mercado nupcial.
 
Sendo os mais recentes na indústria, sites e blogs especializados no tema também são um campo vasto no mercado casamenteiro. Até os anos 2000, quem planejava um casamento só contava com a ajuda de revistas especializadas e os palpites da família para o planejamento do casamento, cerimônia, músicos, decoração e buffet. Os principais itens do casamento se repetiam em todos os enlaces por falta de opções para os noivos planejarem o casório por conta própria.
 
Do ano de 2000 até os dias atuais, sites, blogs e e-commerces se tornaram uma alternativa para os noivos que querem se inspirar e organizar a cerimônia e festa de casamento a sua própria maneira. O blog e também loja virtual de acessórios para noivas, Planeta das Noivas , é um dos muitos sites especializados em casamento, que ajudam os noivos em todas as etapas do casamento. Com inspirações, dicas, indicações e até esclarecimento de dúvidas sobre o grande dia, a fatia do mercado casamenteiro pertencente aos sites e blogs tem crescido bastante e facilitado os planos de muitos noivos e noivas.
 
O fato dos jovens preferirem se casarem mais tarde não muda a realidade da indústria do casamento, que cresce todos os anos e realiza o matrimônio de milhares de noivos e noivas pelo Brasil. 


2016-11-17 11:26:50 Fonte:


LOGIN

Área Restrita para Associados
23/04/2024 11:41                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná