IRPEN

NOTÍCIAS


Jantar de Confraternização marca a transmissão de presidência da Arpen-Brasil

2017-03-13 12:09:20 - Fonte:

 

Curitiba (PR) - Na agradável noite da última sexta-feira (10.03), o salão de festas do Hotel Radisson, localizado no centro da capital paranaense recebeu oficiais de cartórios de todo o País, juntamente com seus familiares, para o Jantar de Confraternização de posse do novo presidente da Associação Nacional dos registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR), Arion Toledo Cavalheiro Junior, que assumirá a direção da entidade nacional pelos próximos dois anos. (Clique aqui e veja as fotos do evento)


A julgar pelos discursos e homenagens durante o evento, Arion já inicia sua jornada com amplo apoio do segmento extrajudicial brasileiro. Além das Arpens estaduais, estiveram presentes outras entidades vinculadas ao segmento registral brasileiro, como a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore), o Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), membros do Poder Judiciário e Legislativo.


Compuseram a mesa de abertura do evento Rogério Portugal Bacellar, presidente da Anoreg-BR, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), Paulo Roberto Vasconcellos, a assessora do deputado federal Julio Lopes (PP-RJ), Sra. Juliana Lepesteur, o agora ex-presidente da Arpen-BR, Calixto Wenzel, e o presidente eleito, Arion Toledo Cavalheiro Júnior.


Logo após o início da cerimônia, tomou a palavra o superintendente da Coopnore, Rainor Fraga, que disse que a cooperativa estará à disposição do novo presidente para auxiliar a Arpen e seus associados nas demandas financeiras dos cartórios. Em seguida foi a vez do presidente do Sindiregis, Carlos Fernando Reis expor sua satisfação em participar do evento. “É uma alegria estar aqui, após ter recebido o convite do Calixto e do Arion, que representam o Registro Civil que há muito tempo acompanho e vejo a luta que os cartórios travam para se manter”, disse.


Em seguida, o desembargador do TJ-PR, Paulo Roberto Vasconcellos, destacou a amizade que há com o novo gestor da Arpen nacional. “Estou aqui não como desembargador do Tribunal, mas como amigo. É uma grande satisfação te ver assumindo esta grande responsabilidade que é estar à frente de uma associação tão importante como é a Arpen-Brasil, e acho que você é a pessoa certa para dar continuidade a este trabalho que o Calixto já vinha fazendo, pois ambos têm um grande caráter e dignidade por querer fazer bem ao próximo, algo que hoje é muito raro de encontrar nas pessoas”, disse.


Já o presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar, parabenizou Calixto pelo excelente trabalho feito na direção da Arpn-BR, principalmente no tocante à integração com vários estados, e desejou sorte ao novo presidente. “A Arpen foi muito bem representada nestes últimos anos por pessoas comprometidas à causa da luta pela sobrevivência do Registro Civil e, entre eles o Calixto, e por causa da sua persistência trouxe muitos avanços para a classe, principalmente a integração entre os Estados”, destacou. “Ao Arion desejo toda a sorte do mundo, e conte comigo e com a Anoreg para ter todo o apoio necessário para esta empreitada. Tenho certeza que vai conseguir, pois você já é um vencedor nato, além de muito trabalhador”, finalizou Bacellar.


Após os discursos, se deu a transmissão oficial de cargos, conduzida pelo primeiro vice-presidente da Associação nacional, Eduardo Ramos Corrêa, que exaltou a importância do novo presidente. “Destaco que o Arion foi escolhido de maneira cirúrgica, pois é a pessoa certa para o momento certo que a categoria precisa, devido a sua grande capacidade de agregar pessoas”, destacou Eduardo, que em seguida, divulgou a lista dos novos diretores para o biênio (Clique aqui e saiba mais).


Calixto Wenzel realizou seu último discurso antes de passar a gestão e revelou estar extremamente satisfeito com os rumos que a Arpen-Brasil está tomando e pela quase erradicação do sub-registro no Brasil. “Confesso que estou muito contente e lisonjeado em passar este bastão para você, pois tenho certeza que vai fazer um excelente trabalho e trazer ainda mais melhorias a classe”, disse. “Contudo, não posso deixar de ressaltar aqui que, graças ao árduo trabalho de todos, reduzimos de 18 para 1% o sub-registro no País, e isso é uma vitória muito grande pra todos nós”, finalizou.


Comenda Pinhão do Paraná


Ao assumir a palavra o novo presidente leu uma breve biografia do agora ex-presidente, transcorrendo toda a sua trajetória no Registro Civil, desde a infância no cartório de seu pai, passando pela fundação do Sindiregis, concluindo na sua transmissão de cargo. Entretanto, a surpresa da noite veio como forma de homenagem feita pela equipe do Irpen-PR para Calixto: a Comenda Pinhão do Paraná.


“A comenda foi criada em 2014, e o primeiro agraciado por este Prêmio foi o atual ministro da Justiça, Osmar Serraglio, que na época era deputado federal. O pinhão é o fruto que representa o nascimento, aquilo que dá vida, e o Registro Civil é assim, pois é ali que fazemos nascer o nome da criança, oficializando o momento em que entra para a sociedade. Além disso, o pinhão é o fruto que representa o Paraná, e somente grandes pessoas receberam esta comenda” disse. Esta é a sexta comenda entregue em três anos de existência. “Não há maneira melhor de terminar um mandato, tendo seu trabalho reconhecido e admirado por todos, mas não quero receber este prêmio sozinho, e sim dividi-lo com todos que me ajudaram nesta caminhada”, agradeceu Calixto.


Ao realizar seu discurso de posse Arion adiantou os principais desafios que serão enfrentados pela nova diretoria. “Nosso trabalho é fundamental para o exercício da cidadania, pois quando a pessoa chega ao balcão, ou está com um sentimento de extrema alegria, registrando um filho nascido, ou de extrema tristeza, registrando o óbito de um familiar, por isso nosso trabalho merece ser valorizado. Contudo, para isso, é importante ressaltar o simbolismo de eventos como este, pois compareceram mais de uma dezena de representantes das Arpens de todo o País, que mesmo apesar das dificuldades financeiras que o RCPN enfrenta, principalmente neste período de crise, se dispuseram a estar aqui em Curitiba para esta confraternização, e isto é um ótimo começo, porque unidos conseguiremos alcançar nossos objetivos”, disse.


Em seguida elencou os principais projetos para o biênio, como o futuro do PL 1775, o PL 6651, que cria o ofício da cidadania e transforma o “Ofício Civil das Pessoas Naturais” para “Ofício da Cidadania”, a participação mais efetiva da Arpen-Brasil nos estados que ainda não possuem uma associação formada, assim como o incentivo da criação dos fundos estaduais. Também destacou o fortalecimento da CRC Nacional, propostas de sustentabilidade para Registro Civil, o ressarcimento dos assentos enviados pela serventia à CRC a partir de 1976, os cuidados com o Sistema Nacional de Informações do Registro Civil (SIRC), a criação de um Livro F nos cartórios para registrar os presos e o trabalho junto aos povos indígenas. “Vamos transformar o balcão da serventia no balcão da cidadania, onde todo cidadão poderá buscar qualquer certidão em um único lugar, de maneira mais rápida e descomplicada”.


Por fim, foi exibido no telão do salão um vídeo produzido pelo deputado federal Júlio Lopes (PP), justificando sua ausência e reforçando a união entre as partes para aprovar propostas no legislativo. Por fim, Arion encerrou o evento fazendo uma auto reflexão sobre os desafios que enfrentará pela frente. "Agora assumo a pauta dos aproximadamente 8.500 registradores do País, e que em mais de 13.000 pontos de atendimento, incluindo maternidades, formam a maior rede de atendimento e distribuição da cidadania brasileira”.


2017-03-13 12:09:20 Fonte:


LOGIN

Área Restrita para Associados
19/04/2024 19:40                

CONSULTA PÚBLICA

CPFs

Rua Mal. Deodoro, 51 - Galeria Ritz - 18º Andar | Fone: (41) 3232-9811 | CEP 80.020-905 - Curitiba - Paraná